Logo Loading

Enter your keyword

Imersão em Estruturas Libertadoras

Estratégias que vão ampliar sua atuação como facilitador.
São métodos simples e seriamente divertidos para promover a participação ativa em grupos de qualquer tamanho
Mergulhe nesta experiência e impulsione a sua prática de Facilitação.

Estruturas Libertadoras são poderosas estratégias de facilitação que podem ser usadas para apoiar reuniões, sessões de planejamento, salas de aula, workshops, apresentações e mudanças organizacionais complexas em andamento. São métodos simples e seriamente divertidos para promover a participação ativa em grupos de qualquer tamanho.
Estas disruptivas abordagens de facilitação tentam distribuir a participação de forma mais ampla, ao mesmo tempo em que se beneficiam da diversidade e criatividade presente nos grupos.

Nesta experiência de aprendizagem imersiva de dois dias (das 8:00 as 17:00) exploraremos uma série de alternativas para organizar a forma como indivíduos e grupos interagem. Vamos experimentar o máximo possível das Estruturas Libertadoras e pensar em conjunto sobre a aplicação em diferentes contextos, portanto, prepare-se para arregaçar as mangas. No final dos 2 dias, você terá muitas novas ferramentas e ideias para impulsionar sua prática de facilitação.

O que você pode esperar:
• Uma atmosfera leve, informal e de aprendizagem segura;
• Desenvolver conexões com pessoas dinâmicas e interessantes;
• Divertir-se enquanto trabalha com temas complexos e sérios.
Ao final deste Workshop, você poderá:
• Ter familiaridade com 10 a 15 diferentes Estruturas e para usar e adaptar imediatamente de maneira criativa conforme seus próprios objetivos;
• Reconhecer a vantagem do sequenciamento de várias Estruturas para sessões mais longas;
• Compreender os micro-elementos que organizam e potencializam resultados;
• Acessar recursos e suportes adicionais para trabalhos futuros com Estruturas Libertadoras.
Facilitadores: Carolina Ribeiro de Almeida e Fernando Murray Loureiro
Praticantes das Estruturas Libertadoras desde 2015, ambos fazem parte do grupo de pesquisa, troca e aprendizagem junto aos autores. Nestes anos já puderam aplicar estas ferramentas em diferentes grupos, contextos e culturas. Por experiência própria, comprovaram que é possível combinar as Estruturas Libertadoras com outras práticas e metodologias e alcançar incríveis resultados.

Estruturas Libertadoras são de autoria de Keith McCandless e Henri Lipmanowicz, sob a licença Creative Commons.
Encontre (muito) mais informações em www.liberatingstructures.com

Links para os textos com alguns aspectos mais sutis das Estruturas, em Português:

» Estruturas Libertadoras, um novo caminho na Facilitação de Grupos
» Caindo do Cavalo. Facilitando com Estruturas Libertadoras
» O Iceberg das Estruturas Libertadoras
» Assumindo Riscos Maiores: Enfrentando Quatro Medos

Facilitador:

Carolina Ribeiro de Almeida


É Paulistana e Engenheira Agrônoma formada pela USP. Seu primeiro seminário na direção da Educação Experiencial foi nos EUA com a Educo Colorado. A parLr desta experiência se dedicou a projetos sócio-ambientais em diversas regiões do Brasil. De 2000 a 2006 trabalhou como Facilitadora de grupos corporativos para consultorias do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre. Sendo parte da primeira turma de Instrutores Outward Bound no Brasil, Carolina trabalhou em vários Cursos de Formação de Educadores ao Ar livre e também em Programas de Desenvolvimento Profissional para empresas, além de Train-the-Trainer dos novos Instrutores. Além da experiência como Nadadora, Montanhista e Guia de Raling, Carolina possui diversas formações orientadas para o auto-desenvolvimento como a Formação Profissional no Eneagrama, Formação na Pedagogia Waldorf, Formação de Consultores e Líderes Facilitadores da ADIGO, Master Program de Liderança Horizontal e Certificação internacional em Coaching Integrado pelo ICI. Sócia fundadora da Aprendix, ao longo de 13 anos criou novas formas de integrar as pessoas, encorajar o autoconhecimento e harmonizar as equipes de trabalho. Carolina é membro da IAF – Associação Internacional de Facilitadores, da ICF – Federação Internacional de Coaches e da AEE – Associação de Educação Experiencial nos Estados Unidos. Atualmente reside em Nelson, no Canadá, onde concluiu em 2016 a Certificação Avançada em Justiça Restaurativa no Selkirk College. E atualmente facilita círculos restaurativos em da Policia de Municipal de Nelson.

Facilitador:

Fernando Murray Loureiro

Carioca e Desenhista pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA – UFRJ). Após trabalhar por 10 anos em escritórios de design gráfico no Rio, transitou sua carreira para o desenvolvimento humano e organizacional. Trabalhou como Facilitador em diversas consultorias pioneiras na aplicação da educação experiencial sediadas no Rio, São Paulo e Porto Alegre. Decidido a seguir por este caminho, entre 2002 e 2006 colaborou na Outward Bound Brasil como Instrutor em Expedições, Programas de Desenvolvimento Profissional para empresas e Train-the-Trainer para novos Instrutores. Além da experiência como praLcante e instrutor de escalada em rocha e aLvidades ao ar livre, Fernando buscou embasamento teórico em diversas formações focadas no desenvolvimento humano: Formação Profissional no Eneagrama, Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching, Formação como Consultor e Líder Facilitador pela ADIGO e o Master Program de Liderança Horizontal. Sócio fundador da Aprendix, é um dos responsáveis pela criação, pesquisa, desenvolvimento e aplicação de novos programas de educação experiencial para empresas e organizações diversas. Fernando é membro é membro da IAF – Associação Internacional de Facilitadores e da AEE – Associação de Educação Experiencial nos Estados Unidos. Atualmente reside no Canadá, onde obteve o Diploma Interdisciplinar em Estudos da Paz, Administração e Artes Digitais.

Inscrição

Turma 3 – 22 e 23 de
Agosto
| ESGOTADO

NOVAS TURMAS:
Turma 4 : 16 e 17 de setembro
Turma 5: 17 e 18 de outubro
 

8h as 17h

Rua Agissê, 42

R$ 1200
Para parcelamento via boleto sem juros entre em contato com atendimento@nucleosyntese.com.br ou via whatsapp (11) 996010590

Sobre o cancelamento do participante: será reembolsado 100% do valor até 15 dias antes do evento.
Após essa data apenas 70% do valor será reembolsado. Os valores serão utilizados para as despesas fixas do evento.
Sobre o cancelamento do organizador: será reagendado caso não atinja o número mínimo de participantes.